Toda estratégia de marketing voltado para o digital, visa atrair clientes em potencial para um funil de vendas e conversão. Pois nenhuma pessoa compra um produto ou um serviço de imediato na web, portanto, elaborar uma jornada de compra para um possível cliente percorrer, é o ideal para converter esse lead em uma venda. Arraste pro lado e confira como estruturar um final de vendas eficaz.
Criação de conteúdo
A melhor forma de atrair novos clientes pela Internet é por meio da criação de conteúdos. E após a criação, ter como estratégia distribuir em diferentes canais para alcançar seu público em diferentes plataformas. Onde o seu público está é onde você também deve estar. É importante ainda manter o blog da empresa sempre atualizado com as principais novidades do mercado, dessa forma, passa a construir autoridade sobre temas e aumentar a relevância diante o Google.
Landing Pages
As landing pages podem ser traduzidas como “páginas de destino”. No marketing digital, essa também é uma das formas mais eficazes para atrair leads para o topo do funil de vendas. Por isso, a produção de conteúdo relevante é fundamental.
CRM para a captação e gestão de leads
Uma campanha de marketing digital serve justamente para que uma empresa possa atrair clientes em potencial, os chamados leads. Portanto, para que essa estratégia funcione de forma organizada, é muito importante contar com um sistema de gerenciamento de leads, o CRM. Conforme a jornada de compra do leads a empresa pode analisar no funil quais clientes estão mais propensos a realizar a fechar negócio, e quais deles necessitam maior atenção. Além da possibilidade de estruturar retorno de contatos e realizar os follow-ups.
Nutrir seu lead é essencial
Atrair novos leads é necessário, mas, de fato, é fundamental transformar essas pessoas em clientes. Por isso, é tão importante promover o melhor relacionamento com elas. Nessa fase, uma campanha com uma série de e-mails marketing pode funcionar muito bem. Essa estratégia permite ainda confirmar que tipo de conteúdo funciona melhor. Muitas empresas utilizam essa oportunidade para realizar testes A/B, e assim criar melhores ações de retargeting.
Fechamento da venda.
Nos estágios citados, o lead foi impactado pelo conteúdo, procurou saber um pouco mais sobre a empresa, preencheu uma landing page e iniciou a fase de relacionamento com um negócio.
Após todas essas fases, ele está cada vez mais próximo de se tornar um cliente de fato. Nesse momento, o mais importante é iniciar a prospecção. A empresa pode, por exemplo, enviar um e-mail com um desconto ou informando sobre uma nova promoção. O importante é fazer com que ele tome uma ação. Caso ele realize a compra, isso significa que a empresa alcançou o objetivo dela.
Fidelização
Quando o cliente faz a compra, a empresa deve compreender essa atitude como o início de um relacionamento duradouro. É essa base que vai dar sustentação para o crescimento do negócio. O objetivo é fazer com que ele passe inúmeras vezes pelas principais fases de um funil de vendas e, com isso, se torne um cliente muito fiel.
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